Periodontia é o tratamento das doenças do sistema de suporte dos dentes. É o tratamento das chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite e periodontite. A periodontite é causada por uma infecção por bactérias que se depositam naturalmente na superfície dental, principalmente na região próxima à gengiva, formando a placa bacteriana. Essa placa é uma camada esbranquiçada formada por resíduos de alimento e bactérias. Caso não seja removida, a placa bacteriana pode causar cáries dentárias ou se calcificar formando o tártaro dentário. Uma boa higiene bucal, uma dieta balanceada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doença periodontal.

Muitas pessoas não sabem que têm doença periodontal. Este processo, que nem sempre é aparente, pode passar despercebido até que o dente se mostre seriamente comprometido. Entretanto, em outros casos os problemas são mais evidentes, apresentando mobilidade dentária e mau hálito constante. Fique atento se você tiver um ou mais sintomas abaixo:

• Dentes com mobilidade
  • Retrações gengivais
  • Gengivas sangrantes, sensíveis ou inchadas
  • Formação de pus ao redor do dente
  • Mau hálito constante
  • Dentes que mudam de posição

O diagnóstico é feito pelo dentista durante a sua avaliação odontológica de rotina. O tratamento periodontal depende da gravidade do caso. No estágio inicial de gengivite, uma limpeza profissional deve ser suficiente para controlar o problema. Em casos mais avançados, é necessário realizar raspagens para remover o acúmulo de placa bacteriana e tártaro aderidos ao dente. Em casos ainda mais severos é necessário realizar cirurgias, remoção de dentes e próteses.