As próteses são peças confeccionais com a finalidade de repor dentes ausentes e trazer mais beleza ao sorriso do paciente. Para este procedimento, existem dois tipos de próteses: Totais e Parciais.
As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes e é bem aceita por alguns pacientes. Porém, normalmente esse tipo de prótese é desconfortável devido à sua mobilidade na boca.
Esta prótese é feita de plástico e possui uma estutura com grampos de metal, o que afeta a sua aparência. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade. A capacidade de mastigação das próteses parciais são inferiores em comparação as próteses fixas.
Os elementos provisórios em Prótese Fixa, como são popularmente conhecidos, fazem parte do planejamento do dentista para o paciente e definem o sucesso do tratamento odontológico, seja de um elemento ou em reabilitação orais.
É utilizada quando há vários dentes perdidos. Seus componentes são: dentes suporte, dentes pilares, retentores, pônticos e conectores.